O chão radiante consiste numa rede de tubagens, instaladas por baixo do pavimento da habitação. Ligado ao sistema de aquecimento central da habitação, o chão radiante permite a distribuição da temperatura, de modo uniforme e controlada individualmente, em cada divisão, através de termóstatos.
O sistema de chão radiante pode ser instalado em qualquer tipo de infra-estrutura, de preferência em fase de construção ou remodelação, uma vez que será colocado por baixo do pavimento e coberto com cimento. Requer uma altura de 6 a 8 centímetros, junto às paredes será colocado isolamento.
O chão radiante apresenta diversas vantagens em relação aos sistemas mais tradicionais, entre as quais:
- Não ocupa espaço, sendo praticamente invisível;
- È amigo do meio ambiente uma vez que não gera fumos, não liberta gases, não provoca odores nem ruídos;
- Não seca o ar e nem queima poeiras;
- Não necessita de manutenção periódica;
- Como é distribuído pelo chão, a temperatura é uniforme por toda a divisão;
- Não há qualquer elemento que esteja à disposição dos utentes;
- Não provoca o envelhecimento prematuro dos materiais.
- É o sistema que melhor serve as necessidades dos espaços públicos, como bibliotecas, museus, escolas e igrejas, pois pode-se estabelecer um programa de conforto para os dias e horas de funcionamento;
O chão radiante apresenta-se como o sistema de aquecimento mais confortável, económico, saudável, ecológico, funcional e seguro.
A Simoclima, privilegia a montagem do sistema de chão radiante da ROTEX, devido às inúmeras vantagens, segurança e funcionamento do mesmo
A-Calor Ideal, B-Chão Radiante Wirsbo, C-Radiador ou Painel, D-Convector